Coisas estranhas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Coisas estranhas

Mensagem  lightvader em Qua 28 Out 2009, 15:56

Não sei se é só comigo mas passam-se algumas coisas estranhas no meu router... como sou um gajo muito desconfiado de tudo e de todos, costumo sempre ver os logs no router e verificar as falhas de segurança.

Desde da mudança para o novo firmware, que o router tens uns registos/logs manhosos:

SNTP (Simple Network Time Protocol) está sempre a aparecer e não ser possivel a sincronização (router)
TR-069 (Technical Report 069) 3/4 por dia (router)
IDS Parse scan aos pontapes (router e logs da minha firewall - COMODO)
E o ip do VOIP, sempre a tentar conectar-se ao meu PC (registos do COMODO)

Outra questão, não há outro router para ter uma rede gigabyte decente? neste momento estou usando apenas uma porta do router... internamente está tudo a 1000 tirando as boxs, e a comunicação com o router a 100

alguem sabe o motivo? ou é comum ?

Obrigado

----------------------------------------------------

Rede em casa:
Thompson 787 (wireless off)
2 Switch GbE
1 PC
1 PCH-200
1 PCH -A110
2 NAS
2 set-top-box

lightvader

Ver perfil do usuário

Re: Coisas estranhas

Mensagem  jorgemiguel em Qua 28 Out 2009, 16:14

quanto aos logs, não faço grande ideia o que se passa.. mas sei tb que por vezes sou usado como espelho para ataques de dos, mas quanto a isso não posso evitar, visto que quando activo a firewall do router para def decentes ele fica lerdo parece a minha avó..

mas uma sugestão, liga as boxes directamente ao router... como elas fazem muito trafego sempre podes evitar de andar com tanto trafego a passear... (pode e quase de certeza não faz ponta de diferença) mas não precisas de ter o trafego todo a estoirar contra uma unica porta do router... ele tem 4 portas 2 pra tv uma liga ao teu switch e fica tudo a trabalhar bem... é apenas sugestão e que em nada faz diferença no teu stresse albino

jorgemiguel

Ver perfil do usuário

Mensagem  lightvader em Qua 28 Out 2009, 18:27

jorgemiguel escreveu:
mas uma sugestão, liga as boxes directamente ao router... como elas fazem muito trafego sempre podes evitar de andar com tanto trafego a passear... (pode e quase de certeza não faz ponta de diferença) mas não precisas de ter o trafego todo a estoirar contra uma unica porta do router... ele tem 4 portas 2 pra tv uma liga ao teu switch e fica tudo a trabalhar bem... é apenas sugestão e que em nada faz diferença no teu stresse albino

Aqui está o que ando à procura: vale a pena ter uma porta só ocupada (eth1), ou recolocar as boxs no eth1 e eth3, como estava antes? As portas do roteador, ficam "desligadas" ou ficam com uma margem de trafego aberta, isto é, estando sem ligação, a porta eth1 fica com mais "banda"?

Quanto às outras definições da firewall do router, aquilo fica uma bosta sim, parece que faz ping-pong muitas vezes dentro do roteador Wink era bom uma lista de def pra a rede interna e depois uma boa base para internet- coloquei novamente em standart pale

Obrigado Jorge, e espero mais umas respostas Smile

lightvader

Ver perfil do usuário

Mensagem  jorgemiguel em Qui 29 Out 2009, 01:36

quanto a firewall... bem...um 486 com 32 de ram a correr linux e um proxy e um apache e mais meia duzia de tretas segura melhor a manutenção da rede que o thomson... mas pronto, ha coisas que tem de ser o router da meo a fazer :/ como a autenticação relativa ao serviço de tv e o roteamento dos pacotes....

as portas sem cabo ficam OFF mesmo, não ha reserva nenhuma de trafego.
ao usares apenas uma porta a largura de banda total disponivel nela (100mega bits) fica um pouco reduzida, na teoria penso que não, mas na pratica nota-se um pouco em redes com muito trafego (ou redes com makinas do tempo dos afonsinhos). Como o trafego de iptv tem prioridade absoluta, o teu trafego de net só ade passar entre os bocados que não ha iptv a passear, embora numca chegas ao limite da porta, mas podes sentir...
outra coisa, estes router da meo permitem fazer port mirroring (copiar todos os dados para uma porta... pra testes/sniff ou simplesmente pq alguem se lembrou), embora não está activo por defeito (na porta 1), já tive problemas... por isso não aconselho assim muito o uso dela

jorgemiguel

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: